Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador.
 
 

Olá, gente boa!

Você está recebendo a 34ª edição da news "Sustentabilidade e Empreendedorismo". A primeira do ano vem com participação especial do querido jornalista Murilo Toretta, que escreveu uma matéria super especial, da qual eu participo, sobre atitudes ecológicas para praticar em seu escritório. Ano novo vida nova, que tal começar com algumas mudanças que eu sugeri? Depois me conte se deu certo!

Não esqueça de mandar sugestões sobre o que você quer ver nas próximas news!

Um abraço e até a próxima!
Marcus Nakagawa

 
     
 

#10yearschallenge




Entrando na onda #10yearschallenge com um conteúdo super atual, válido e que pode fazer a diferença em sua carreira: Educação para nova geração de líderes! Confira!

 
     
 

Clique nas imagens abaixo e confira as principais matérias nas quais fomos destaque!

   
 
 

O ambiente de "festas" dos negócios de impacto social




Artigo do Mês

Para ler e conhecer!




Dicas

Pensar sobre marketing e alimentação




Para Assistir
 
 

Faça de seu escritório um lugar sustentável

Ao economizar recursos e optar pela substituição de materiais descartáveis, você verá que as atitudes ecológicas não somente farão diferença no meio-ambiente, como também no seu bolso e bem-estar

Por Murilo Toretta - Especial para a News Sustentabilidade e Empreendedorismo

Ser uma pessoa mais consciente em relação à sustentabilidade é uma meta que todo mundo, aos poucos, deveriam adotar em sua rotina. Não jogar lixo na rua, reciclar, poupar água na hora do banho são algumas das atitudes que são exemplos dessa mudança. Mas elas não necessariamente precisam ser restritas à vida pessoal, e podem ser difundidas também no lado profissional, ainda mais se você trabalha em casa.

Afinal, ter um escritório sustentável garante qualidade de vida, economia e bem-estar aos seus ocupantes.  De acordo com o consultor em sustentabilidade empresarial e diretor da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), Marcus Nakagawa (SP), para ter um ambiente mais sustentável é bom começar com a ecoeficiência, atribuindo as questões ambientais com as questões financeiras.

Para ele, uma boa gestão das questões de água, energia e resíduos já é um bom começo. “Pensando nos banheiros e pias, o ideal é ter um arejador de torneira para água cair como chuveirinho, uma descarga com duplo fluxo, uma torneira com fechamento automático, entre outros. No caso da energia, verificar qual é o maior consumo, desligar os computadores, tirar os aparelhos da tomada, enfim pensar nesta gestão”, sugere.

Gestão sustentável

Para a doutora em ciências sociais, Vivian Blaso (SP), idealizadora do Cidades Afetivas e sócia do Conversa Sustentável, qualquer pessoa pode começar a agir para tomar frente às iniciativas sustentáveis em um ambiente de trabalho, seja ele individual ou coletivo. “Tente iniciar fazendo um desafio da semana, um item para doar específico para uma entidade ou associação naquele mês. Tente inspirar o coletivo, ou os colegas de trabalho ou os vizinhos, fazendo um pouco desse esforço por mês. Sugira atuar com apoio de voluntariados, lecionar aulas de inglês de graça, distribuir abraços ou bater um papo com quem precisa”, recomenda.

Já Nakagawa reitera que este gesto pode ser tomado pelos gestores ou, em caso de escritórios compartilhados, ser montado um comitê de sustentabilidade que passe isso aos seus funcionários, atingindo os vários níveis hierárquicos. “Porém, as iniciativas, as ações, as mensurações e o retorno para o escritório devem ter donos, seja os gestores, um departamento específico ou o comitê de sustentabilidade”, diz.

---

Você Sabia? Uma pesquisa da Nielsen de 2014 com 30 mil pessoas em 60 países mostrou que 67% das pessoas preferiam trabalhar em locais socialmente responsáveis.

---

“A sustentabilidade é colocada no dia a dia do escritório, da empresa e das pessoas como se fosse um hábito. Cada ação tem que ser colocada e ensinada aos poucos até virar um hábito”, Marcus Nakagawa, consultor em sustentabilidade empresarial.

---

10 atitudes ecológicas para praticar em seu escritório

A seguir, Nakagawa e Vivian listam as principais ações que podem ser efetuadas em um ambiente corporativo sem precisar gastar valores altos e ajudando, de quebra, a poupar recursos e dinheiro:

1 – Substitua os mobiliários maiores por móveis que usem madeira certificada ou recicláveis com alta durabilidade, para aproveitar a produção ou a madeira de uso legal e não perder dinheiro com o descarte inadequado.

2 – Para os papéis de impressão, tente usar folhas recicladas e evite o uso excessivo da impressora, pois além de gastar energia, requer tinta, que pode ser feita com materiais tóxicos ao meio-ambiente.

3 - Se tiver uma cozinha ou uma copa no escritório, separe os alimentos que podem ir para uma composteira. Ela, inclusive, pode ser instalada em uma sacada ou terraço do prédio do ambiente corporativo.

4 - Se um computador, tablet ou aparelho eletrônico quebrar, busque um local que faça a reciclagem do lixo eletrônico e de seu descarte adequado, ou troque por outras peças em uma feira de usados.

5 - Leve a sua própria caneca de água ou moringa portátil como alternativa para evitar copos descartáveis e garrafinhas de plástico. Outra forma de poupar recursos é usar o filtro de barro ao invés do elétrico, é mais sustentável e saudável.

6 – É preciso pensar sempre em iluminação natural, isso auxilia nos gastos com a energia e traz mais conforto e percepção de ambiente. A luz solar também favorece o uso de plantas no escritório, para purificar o ar e harmonizar o ambiente.

7 – Se o seu escritório não é em casa ou perto dela, crie uma agenda com dinâmica para tirar carros da rua e otimizar os veículos, mapeie as formas acessíveis de transporte e mobilidade, veja se o metrô ou ponto de ônibus é longe do local e convide trabalhadores de outras companhias para participar de um ciclo de caronas.

8 - Mantenha tudo organizado com os ensinamentos do feng shui, ficará mais fácil para estabelecer a vida equilibrada e deixar as energias da corporação fluírem pelo ambiente, além de otimizar o tempo.

9 – Troque as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes pelas de LED, que geram mais economia na conta de luz. Além disso, não esqueça de apagá-las após sair para almoçar ou terminar o serviço.

10 – Pintar o ambiente com cores mais claras, quentes e vivas traz mais frescor ao local de trabalho e absorve melhor a luz natural emitida pelos raios solares, enquanto os tons mais escuros podem até estimular o sono.

---

Dica natural: rever os recursos naturais e a economia financeira pode ajudar a reduzir o impacto ambiental e gerar menos estresse entre as pessoas

 
 

Dicas

Concurso Faxina nos Armários

No início de 2019, o Programa de Reciclagem abrirá a 7ª edição do Concurso Faxina nos Armários, que premiará escolas públicas com um ano de material escolar.

Você também pode fazer parte dessa história e ajudar o meio ambiente e instituições sem fins lucrativos. Para participar, basta se inscrever no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell no site da TerraCycle e começar a coleta.

Prêmio Cidades Transformadoras 2019

Cidades Transformadoras é uma oportunidade para que administrações locais progressistas, entidades municipais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil se popularizem e compartilhem suas experiências da construção de soluções para as crises sistêmicas econômicas, sociais, políticas e ecológicas do nosso planeta. A iniciativa baseia-se na onda emergente de práticas e respostas transformadoras que ocorrem a nível municipal em todo o mundo, lançando uma plataforma única e um processo de atribuição que facilitará a disseminação mais ampla das lições e inspiração de tais práticas.

Acesse, entenda melhor o Prêmio e participe

Lixo Zero

São Paulo ganhou uma loja “lixo zero”, ou seja,  sem plásticos, nem nas embalagens, nem nos produtos.

A Mapeei – Uma Vida sem Plástico – é a primeira do gênero no Brasil e promete ajudar pessoas a terem um estilo de vida mais sustentável, sem desperdício e sem descartar plástico em aterros sanitários, ou nos oceanos.

A loja foi inaugurada no final do ano passado em uma galeria na rua Augusta, em São Paulo.

A ideia surgiu graças à preocupação com o problema dos plásticos descartáveis, tão que poluem lixões e oceanos.

Confira essa história inspiradora

Global Teacher Prize

Dois brasileiros estão na lista final dos 50 melhores educadores do mundo, e seguem com chances de ganhar Global Teacher Prize, considerado o “prêmio Nobel da Educação”. Confira a premiação e essas histórias inspiradoras:

Saiba mais

 

Programa para as férias

Um parque localizado no coração da Mata Atlântica, na Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo. Inaugurado em 10 de novembro, as visitas gratuitas e monitoradas para o público deverão ser agendadas pelo site

 
  TOPO  
 2019 - Todos os direitos reservados - www.marcusnakagawa.com
  O Sustentabilidade e Empreendedorismo News é produzido pelo especialista Marcus Nakagawa destinado a seus clientes e amigos e distribuído gratuitamente em formato digital. As opiniões emitidas pelos entrevistados são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente a opinião do informativo.

Conteúdo Editorial e Diagramação:
Oficina da Comunicação Integrada
Dúvidas e Sugestões:

+55 11 2275-0833
contato@oficina.inf.br