Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador.
 
 
Olá, gente boa!

Você está recebendo a 29ª edição da news "Sustentabilidade e Empreendedorismo". Quero compartilhar com vocês as alegrias que meu livro 101 Dias com ações mais sustentáveis têm me permitido viver. Relançamento, Bienal e muitas entrevistas. Além disso, dicas para ler, assistir e ainda meu artigo sobre Os 7P's do empreendedorismo.

Não esqueça de mandar sugestões sobre o que você quer ver na news!

Um abraço e até a próxima!
Marcus Nakagawa
 
     
 

101 Dias com Ações mais Sustentáveis


Agosto, um mês cheio de bons encontros.

Fiz o lançamento do livro 101 Dias com ações mais sustentáveis na Bienal Internacional de São Paulo, na Saraiva do Shopping Granja Viana e estive no Programa Ressoar, da Record News.
Lançamento na Bienal Internacional de São Paulo

Saiba mais
Lançamento na Saraiva do Shopping Granja Vianna

Saiba mais
Matéria do Programa Ressoar da Record News

Saiba mais
 
     
 

Os 7P's do empreendedorismo




Artigo do Mês

Para ler e conhecer!




Dicas

Pensar sobre marketing e alimentação




Para Assistir
 
 

Clique nas imagens abaixo e confira as principais matérias nas quais fomos destaque!

 
 
 

Eventos

A Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável têm uma agenda interessante de eventos. Sigam seu site e suas redes sociais. Seus eventos são gratuitos.

http://abraps.org.br/ods/events/

https://www.facebook.com/abraps/

@abrapsoficial

 
 

Artigo do Mês

7 “P”s do empreendedorismo


*Marcus Nakagawa
Sempre que leio os sete passos disso, as cinco dicas daquilo, os seis hábitos vencedores, as metodologias do sete Ps de marketing de serviços, os quatro Rs do meio ambiente, os três Ps da sustentabilidade etc, fico me perguntando quem inventou ou ficou contando estes passos e as dicas.

Comecei a refletir sobre os anos que tenho me dedicado à minha empresa, que terceiriza a parte financeira de pequenos e médios empreendedores, conversei com mais de três centenas de empreendedores para prospecção, vendas e relacionamento. Também nas aulas que ministro, onde aparecem muitos empreendedores sociais e tradicionais, com suas belas e criativas ideias. Além do meu trabalho de empreender com colegas da Associação de profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável – ABRAPS, somado ao de cuidar da casa com a minha esposa e a empresa dela. Tentei colocar estas vivências resumidas em alguns Ps, mais precisamente sete, pois acho um número mágico, cabalístico, enfim, um número que muitos gostam. Sinceramente, acho que foi aleatório mesmo.
Assim, formei os sete Ps dos empreendedores. São alguns pontos de cuidado que qualquer empreendedor que está no começo de sua carreira, algum outro que esteja “Pivotando” (mudando a direção do negócio), ou ainda que pense em empreender, devem sempre questionar. Tópicos que estes empreendedores têm de refletir e desenvolver. Bom, então vamos lá para os sete Ps!

1. Propósito
É muito importante para o empreendedor entender o propósito de estar abrindo uma empresa ou criando um empreendimento. É preciso se questionar o porquê. É somente para ganhar dinheiro? Para produzir algo que tenha sentido para a sociedade? Para se satisfazer? Para satisfazer a necessidade de um público específico? Conhecer o propósito próprio e o do negócio é fundamental para caminhar sabendo onde se quer chegar, ou seja, ter um objetivo ou alguns objetivos claros.

2. Prioridades
Muitos acham que empreender é ótimo, pois conseguimos fazer tudo aquilo que sempre quisemos. Não estamos amarrados em um emprego com um chefe. Mas o que efetivamente você, empreendedor, deseja realizar? Qual é a sua prioridade? O que você não vai fazer ou vai deixar de fazer? É fundamental saber quais são suas prioridades não só na área profissional, mas também na área pessoal, para com isso dar prioridade e foco ao que é importante para chegar ao objetivo definido. As tentações de desviar do foco são muitas, basta dizer não.

3. Potência
Qual é a sua potência? Qual é a sua capacidade de mover a ideia para a ação? Como você a fará e entregará? Conhecer a sua potência, até onde você consegue fazer, sabendo o seus defeitos e limites, é fundamental na hora de iniciar e operar o empreendimento. Ninguém sabe tudo (desculpe contar isso para você!) e ninguém consegue fazer tudo sozinho. Conheça os seus limites e use sua potência, aquilo que você faz bem, ao máximo!

4. Parcerias
Se você não sabe fazer, perde tempo para fazer, vá atrás de parceiros: funcionários, sócios, mentores, fornecedores, ou seja, pessoas e empresas que sabem fazer de forma profissional e focada. Temos uma grande oportunidade de descobrir no outro os conhecimentos e competências que não temos e com isso fazer verdadeiras parcerias de forma ganha-ganha (em que todas as partes ganhem).

5. Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio do negócio é fundamental, saber o quanto se ganha, o quanto se investe ou investiu e o quanto se gasta. E com isso saber quando a empresa terá o seu ponto de equilíbrio para começar a ganhar o lucro. Tudo isso sempre sem esquecer da busca pelo ponto de equilíbrio entre a vida empreendedora e a vida pessoal.

6. Perpetuidade
Pense sempre na perpetuidade do seu negócio, da sua marca. A todo o momento estamos pensando no curto prazo, pois temos que pagar contas, produzir, entregar, afinal, o cliente está cobrando. Tenha alguns momentos para se afastar um pouco do dia a dia e entender como dar continuidade a esta empreitada que você está fazendo. Entenda que a perpetuidade do negócio, da marca e da sua ideia é o que também fará a sua perpetuidade como pessoa e profissional.

7. Pra frente sempre!!
Não é fácil! Não tem almoço grátis como dizem os estadunidenses. No começo é complicado, as pessoas não entendem, todos acham que você está errado, está trabalhando demais ou menos do que deveria. Têm críticos, consultores, mentores para todos os lados, mostrando os pontos de melhorias ao longo do trabalho. Mas a perseverança é fundamental. Acreditar no que talvez só você veja é fundamental. Sempre com parceiros, buscando o seu propósito e o ponto de equilíbrio do negócio e pessoal. Escolhendo as prioridades e colocando toda a sua potência no máximo. Grandes empreendedores como o Walt Disney e o Steve Jobs também pensaram em parar no meio do caminho, mas realmente eles não estariam garantindo sua perpetuidade se tivessem desistido e nós não estaríamos aproveitando a genialidade deles!

 
 

Dicas

O Sebrae mostra uma das principais ferramentas da atualidade para se construir um modelo de negócios, baseado no livro Business Model Generation, do suíço Alex Osterwalder. Um tanto antigo possui derivações de suas ferramentas para a gestão da carreira e aprofundando da proposta de valor. Para aqueles que estão começando e precisam organizar a ideia de um negócio é fundamental!

Nesta página do Youtube Brasil Empreendedor, estão a primeira e segunda temporadas do programa Shark Tank Brasil que mostra empreendedores apresentando o seu produto e / ou serviço para investidores famosos do País. 

 
 

Para Assistir

Nesta matéria a minha amiga Juliana Zellauy Feres sugere os 10 documentários indispensáveis sobre sustentabilidade. E coloca uma explicação de cada um dos documentários.

Clique aqui para assistir

 
  TOPO  
 2018 - Todos os direitos reservados - www.marcusnakagawa.com
  O Sustentabilidade e Empreendedorismo News é produzido pelo especialista Marcus Nakagawa destinado a seus clientes e amigos e distribuído gratuitamente em formato digital. As opiniões emitidas pelos entrevistados são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente a opinião do informativo.

Conteúdo Editorial:
Oficina da Comunicação Integrada
Diagramação:
Oficina da Comunicação Integrada
Dúvidas e sugestões:
+55 11 2275-0833  | contato@oficina.inf.br