Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador.
 
 
Olá gente boa!

Chegamos a mais uma edição da news "Sustentabilidade e Empreendedorismo" recheada de informações bacanas para aumentar o conhecimento e a reflexão para um mundo melhor. Na 23ª edição você encontrará meu artigo mensal, além de dicas de leitura, músicas e filmes.

Lembre-se de continuar enviando sugestões sobre o que você quer ver na news!

Um abraço e até a próxima!
Marcus Nakagawa
 
     
 

Curso de Férias


O curso de férias de Empreendedorismo Social na ESPM foi um sucesso! Executivos e profissionais de administração, marketing e publicidade, empreendedores, gestores e mobilizadores sociais discutiram, aprenderam e planejaram a união de ações e valores pessoais na profissão. Muito obrigado a todos que participaram! Em julho tem mais! Veja aqui como foi o curso e o que os alunos acharam.

 

Artigo do mês

Dica de leitura Para assistir
Ir e vir dentro das cidades Alternativas sustentáveis e ações sociais Música, sustentabilidade e diversidade
 
 

Na Mídia


Artigo do Mês

Ir e vir dentro das cidades: A necessidade de planejamento e inovação na mobilidade urbana

*Marcus Nakagawa

Vivo em uma grande cidade no Brasil e utilizo o transporte público, mas sem muita comodidade e segurança. Para chegar até a estação do metrô ou ao ponto de ônibus, muitas vezes o corredor é lotado e parecemos um bando de pinguins marchadores ou ainda um monte de bois no confinamento indo para o abate. Sim, parece meio catastrófico, porém, o pior é que nos acostumamos com isso.

Achamos normal estar no trânsito durante muito tempo, ou ainda ter calçadas que parecem verdadeiras pistas de corridas de aventuras com buracos, lixo, pessoas, fezes, enfim, grandes obstáculos.

Isso sem falar da ampliação das dificuldades para as pessoas que têm mobilidade reduzida e outras deficiências. Temos, sim, pontos, calçadas e avenidas já preparadas, mas, comparativamente ao total, é uma porcentagem muito pequena. A necessidade de calçadas padronizadas, lisas e bem cuidadas e de responsabilidade compartilhada entre os cidadãos e as prefeituras é outro ponto importante nessa discussão.

A nossa constituição convencionou no seu artigo 5o o direito a todos os cidadãos brasileiros de ir e vir, e este é parte integrante do direito a liberdade. Quando falamos da mobilidade urbana não estamos falando de uma proposta de governo ou de uma meta empresarial e sim de um direito que temos só por termos nascidos neste país bonito por natureza.

Precisamos cada dia mais de inovações e quebras de paradigmas dentro da gestão urbana e da cultura dos moradores destas grandes cidades. Em alguns países, como no Japão, existem calçadas subterrâneas com esteiras rolantes em ruas muito movimentadas, primeiramente para épocas de neve e segundo para dividir o fluxo destes locais muito movimentados.

O transporte subterrâneo, como o metrô pode ser um investimento muito alto para algumas cidades, mas o que aprendemos com estes grandes eventos que o Brasil sediou nestes últimos anos foi a importância dos veículos leves sobre rodas e os veículos leves sobre trilhos, que começaram a funcionar em algumas cidades juntamente com os corredores exclusivos. Ainda dá um trabalho para implementar, não deixa de ser um investimento alto, porém, o retorno a médio e longo prazo para a mobilidade é muito interessante.

Os carros próprios que as pessoas estão colocando para alugar e o serviço de passageiro por meio de carros compartilhados, juntamente com a alta tecnologia dos aplicativos é outra maneira de tirar carros das ruas e deixar o transito fluir melhor. Ah, sem esquecer também das bicicletas compartilhadas. Os grandes bancos viram isso como uma plataforma de comunicação de suas marcas e de solução de mobilidade para algumas cidades, tal qual o apoio e patrocínio dessas empresas a ciclofaixas, ciclovias e ciclorotas.

Outra discussão atual é a diminuição da velocidade nas ruas. Muitos países desenvolvidos já adotaram há algum tempo e o resultado tem sido a redução do trânsito e do número de mortes por acidentes também.

Pois é, não existe somente uma solução milagrosa para a mobilidade urbana, que ainda possui o agravante da batalha das vendas de carros e de combustível, os grandes pilares da nossa economia brasileira.

Não quero fazer aqui o papel de um urbanista, ecochato, arquiteto ou engenheiro de tráfego, sou apenas um cidadão que também sofre no dia a dia com a falta de mobilidade urbana e que sonha, ensina e escreve para poder ter mais tempo com a família e ter o direito de ir e vir com mais segurança e conforto. Vamos buscar este direito juntos?

Dicas de Leitura


Você sabe quais selos procurar ou olhar quando está buscando um produto orgânico? Veja estas matérias para ajudar:

Conheça os selos nacionais para produtos orgânicos

Selo de Certificação de Produtos Orgânicos

Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram uma alga para utilizar como base para gerar energia solar. Talvez queimar combustível fóssil não seja a única alternativa com custo baixo. Existe, sim, a necessidade de um investimento para podermos mudar para uma fonte renovável, basta termos um olhar de futuro! Leia a matéria completa.

Empreendedor Social do mês
Conheça Valdeci Ferreira, que trabalha voluntariamente à recuperação de condenados e dissemina a humanização nas prisões no Brasil. Ele foi vencedor do Prêmio Folha 2017 Empreendedor Social. Confira a história completa aqui.

 

Para assistir


Desperdício, lixo e música para o carnaval! Olhem que bacana juntar a música da moda, a vontade de reciclar e as pessoas que trabalham pelo tema. A Sustentabilidade pode ser bacana e divertida. Assista ao vídeo no Youtube!

Não colocar as pessoas em caixas de estereótipos. Vejam este vídeo bacana sobre estereótipos, diversidade e classificações não necessárias. Viva a diversidade!

Original em inglês:
https://www.youtube.com/watch?v=jD8tjhVO1Tc&t=12s

Legendado:
https://www.youtube.com/watch?v=fV-Rz1LBOiU

 
 
  TOPO  
 2018 - Todos os direitos reservados - www.marcusnakagawa.com
  O Sustentabilidade e Empreendedorismo News é produzido pelo especialista Marcus Nakagawa destinado a seus clientes e amigos e distribuído gratuitamente em formato digital. As opiniões emitidas pelos entrevistados são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente a opinião do informativo.

Conteúdo Editorial:
Oficina da Comunicação Integrada
Diagramação:
Oficina da Comunicação Integrada
Dúvidas e sugestões:
+55 11 2275-0833  | contato@oficina.inf.br