Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador.
 
 

Olá, gente boa!

Você está recebendo a 31ª edição da news "Sustentabilidade e Empreendedorismo". Neste mês, quero convidar você a refletir sobre a "existência de consumo consciente", tema do meu artigo, você já parou para pensar a respeito? Vale a reflexão! Além disso, tem um monte de dicas legais. Confira!

Não esqueça de mandar sugestões sobre o que você quer ver na news!

Um abraço e até a próxima!
Marcus Nakagawa

 
     
 

Curso de Férias




Eu prometi na edição anterior e agora já temos o link para inscrição. Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo. O curso é direcionado para todos os públicos, como: executivos e profissionais de administração, marketing e publicidade, empreendedores, gestores e mobilizadores sociais, para que possam discutir, aprender e planejar a união de ações e valores pessoais na profissão.

Este curso de férias em São Paulo será de 14 a 18 de janeiro de 2019.

Inscreva-se

 
 

Clique nas imagens abaixo e confira as principais matérias nas quais fomos destaque!

 
 

O ambiente de "festas" dos negócios de impacto social




Artigo do Mês

Para ler e conhecer!




Dicas

Pensar sobre marketing e alimentação




Para Assistir
 
 

Existe consumo consciente ou só compramos de forma inconsciente?

*Marcus Nakagawa

Este tema é bem interessante, pois a todo momento estamos nos policiando para poder comprar mais. Os cartões de crédito vão estourando, a conta ficando negativa e o desespero chegando em seguida. Atualmente, existem até coaches para você conseguir sair das dívidas e dos problemas financeiros. Para algumas pessoas, este problema acaba sendo patológico ou psicológico mesmo, aí precisam de ajuda de especialistas e, algumas vezes, de medicação e terapia.

Mas o que estamos falando aqui são daqueles consumidores que consomem de uma maneira mais ética, com parcimônia financeira, com alguns cuidados ambientais na escolha e inclusão social nas decisões. Sim, sei que não é fácil pela quantidade de informações e propaganda que recebemos a todo momento, mas é possível.

Uma das megatendências apontadas pela Ipsos em 2017, em seu documento “Global Trends Fragmentation Cohesion & Uncertaint”, mostra a sustentabilidade como um fator muito evidente com as mudanças e a pressão da sociedade, ou seja, é necessário que as empresas e os consumidores pensem juntos neste grande tema. Outra pesquisa da Nielsen de 2015, com 30 mil pessoas em 60 países, mostra que 66% pagariam mais por produtos e serviços mais sustentáveis, e ainda, se for feito um recorte por gerações e idades, a geração Z eleva esta porcentagem para 72%. Sendo quase que um modelo básico de pensamento para estas futuras gerações.

Muitos dos meus alunos e alunas ou as pessoas que assistem às minhas palestras perguntam se isso é uma realidade ou são números inventados. Existe até um movimento que comenta que esta tal da sustentabilidade é só uma nova “roupagem” para as empresas venderem mais produtos e serviços. E outros ainda dizem que é somente para obter mais lucro.

Sim, o objetivo do sistema vigente é lucrar e, para isso, que as empresas nasceram e tentam sobreviver. Se uma empresa destas começa a perder lucro durante muito tempo e tem prejuízos constantes, ela morre, chega ao seu fim. Ou seja, não existe mais.

Mas o problema é como estas empresas adquirem este lucro!

E o pensamento ou a consciência está em ganhar este lucro NÃO a qualquer custo e de qualquer jeito. É necessário um pensamento não só financeiro, mas também analisando as questões sociais e ambientais.

Mas, e o consumidor no Brasil está preparando para isso?

Segundo a pesquisa do Instituto Akatu de 2018, com 1090 entrevistados no Brasil inteiro, temos 24% destes mais conscientes. No estudo, o Akatu avalia 13 comportamentos dos entrevistados, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, separar o lixo em casa para reciclagem, passar ao maior número possível de pessoas as informações que aprende sobre determinada empresa e produtos, planejar compras de alimentos, roupas, orgânicos, entre muitas outras ações. Muito bacana, pois tem tudo a ver com o livro que escrevi “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo”.
Porém, a ideia aqui não é fazer propaganda do meu livro e sim mostrar que os indiferentes acabam cumprindo somente de 0 a 4 destes comportamentos. E no outro extremo, os conscientes, que fazem de 11 a 13 destes comportamentos. No meio destes dois existem ainda os iniciantes e os engajados.

Com a mesma metodologia que usou em anos anteriores 2006, 2010, 2012 e recentemente em 2018, o Akatu notou que o número dos iniciantes aumentou em 2012, de 32% para 38%, em 2018, o que mostra que as pessoas estão prestando mais atenção ao tema.

Infelizmente, em relação aos mais conscientes, os números diminuíram de 27% (2012) para 24% (2018), o que mostra que precisamos trabalhar mais com este tema e colocar outros correlatos à sustentabilidade nas nossas ações do dia a dia.

E uma das conclusões da pesquisa do Akatu é que a expectativa da população em relação às empresas é que elas façam mais do que a lei exige, cuidando das pessoas e da sociedade, o que tem tudo a ver com o que colocamos no começo do artigo. Pensar no lucro somado às pessoas e ao cuidado com o meio ambiente é algo básico a respeito do desenvolvimento sustentável e necessário à sobrevivência das empresas.

*Marcus Nakagawa é professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); fundador e consultor da iSetor; idealizador e diretor da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida.

 
 

Eventos



Para quem não conseguiu participar do ODS Talks Company - 4o. Encontro Nacional dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável 2018, foram 24 diferentes painéis em 2 dias de conteúdo, 10 e 11 de outubro, com mais de 50 palestrantes e moderadores que abordaram os temas mais relevantes para as empresas e profissionais prosperarem em seus negócios.

Veja as apresentações em: http://odstalks.com.br/programacao-teatro/

Logo mais teremos os vídeos depoimentos.

 
 

Dicas

Reciclagem de uniformes da FedEx

Olha que bacana, recebi em casa uma caixa da FedEx com um cobertor feito de uniformes dos funcionários. Era para eu doar, e já doei para uma entidade que precisava. Assista ao vídeo.

Saiba mais

Basf e o seu posicionamento sobre sustentabilidade

Os alunos de Administração da ESPM trouxeram no exercício de notícias da semana o vídeo abaixo. É muito interessante, pois mostra a polarização e a solução para o conceito de sustentabilidade que esta grande empresa realiza. Vale a pena assistir

Saiba mais


Nobel de economia e desenvolvimento sustentável

Neste ano dois americanos ganharam o Prêmio Nobel de Economia por integrar a mudança climática e a inovação tecnológica no crescimento econômico. Inovação e sustentabilidade para o crescimento econômico.

Saiba mais


SEBRAE

Olha que legal este vídeo com 10 características de empreendedor do Sebrae. Você tem algum deles?

Saiba mais

Bee Eco

Veja que legal esta empresa que traz soluções para você poder guardar os seus alimentos na geladeira e fora dela sem precisar do filme plástico.

Saiba mais

Biomovement - Biogás

Quer transformar os seus resíduos (lixo) orgânico em compostagem, fertilizante e gás para cozinhar? Veja a solução desta empresa que interessante.

Vi a máquina deles é muito bacana!

Saiba mais

 

Diversidade

Este vídeo da Nike mostra o posicionamento dela nas questões de diversidade.

Saiba mais

 
 

Palestras e ações realizadas

Colégio Sou Einstein

Ser empreendedor em um negócio;
Ter pensamentos e atitudes empreendedoras;
Tipos de empreendedores;
O que é PITCH;
Desmistificação do super empreendedor

Foram conceitos levantados em minha palestra aos alunos do 3° ano do médio, com o objetivo de capacitá-lo para suas próximas decisões.
Via Verejo

Palestra sobre ações sustentáveis no CD Jundiaí – Diálogos Ceds: diversidade nas empresas.
Diálogo CEDS

O último diálogo CEDS do ano aconteceu no dia 24 de outubro no centro de desenvolvimento socioambiental da ESPM com a temática "Diversidade nas empresa". Será que estamos evoluindo?
Natura

Estudo do meio na Natura com os alunos e alunas de Ciências Sociais e do Consumo da ESPM São Paulo, com direito a palestra VIP com Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade.
 
  TOPO  
 2018 - Todos os direitos reservados - www.marcusnakagawa.com
  O Sustentabilidade e Empreendedorismo News é produzido pelo especialista Marcus Nakagawa destinado a seus clientes e amigos e distribuído gratuitamente em formato digital. As opiniões emitidas pelos entrevistados são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente a opinião do informativo.

Conteúdo Editorial e Diagramação:
Oficina da Comunicação Integrada
Dúvidas e Sugestões:

+55 11 2275-0833
contato@oficina.inf.br