Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador
notícias da oficina
edição 40

Olá, amig@!

Chegamos a 40ª News da Oficina da Comunicação! Acompanhando as mudanças do jornalismo, a primeira edição do ano traz um artigo que fala sobre O Jornalismo do Futuro x O Futuro do Jornalismo.

O levantamento dessas mudanças atenta para o impacto nas assessorias de imprensa, que têm que estudar muito, estruturando estratégias para se adaptarem às mudanças dos meios de comunicação.

Diga-nos o que gostaria de ler por aqui, combinado?

Assim nossa news fica cada vez melhor!

Um abraço,
Fran Oliveira e Equipe

"Entre aspas"

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças
(Charles Darwin)



 

Jornalismos do Futuro x Futuro do Jornalismo

*Caroline Lima

Antes, era habitual ouvir dizer que a liberdade de imprensa é limitada àqueles que a possuem. Não que o cenário tenha mudado, quanto ao posicionamento de determinados veículos de comunicação, mas hoje, existem milhares de pessoas que não aceitam a verdade oferecida pela mídia como única.

Questionam, expõem opiniões, levantam argumentos, às vezes não consistentes, mas o importante é que participam. Vivemos em um cenário do qual a participação do receptor é fundamental para a pluralidade de assuntos levantados e para aprendermos mais com as diversas narrativas que são jogadas na rede. Hoje, o receptor, em determinados momentos, assume o papel de emissor, que, por vezes, é exercido com maestria.

Antes, o público não tinha voz ativa para apresentar argumentos que provassem que a notícia era inconsistente ou tendenciosa. Existia um número limitado de matérias publicadas. Como era possível todos os acontecimentos relevantes de um país e do mundo caber em poucas páginas de um jornal?

Já houveram mudanças drásticas quanto ao jeito de informar. O on-line tem facilitado muito neste quesito, todas as notícias, histórias e acontecimentos que antes não tinham espaço, hoje têm sido bombardeados na internet, por meio das mais diversas plataformas disponíveis.

O off-line, cada vez perdendo mais espaço para as novas mídias, viu no avanço tecnológico uma oportunidade de se aprimorar, mas ainda não identificou a melhor forma de fazer isso.

O jornalismo está passando por transformações e adaptações de acordo também com a mudança de comportamento dos usuários.

Com o passar do tempo, não só as mídias tiveram mudanças, mas também o modo de viver da população, que agora têm em suas mãos (literalmente) o poder de se informar e reproduzir opiniões.

As pessoas estão conectadas 24 horas por dia em busca de notícias e entretenimento. A aproximação da população com a tecnologia tem cobrado dos meios de comunicações, cada vez mais, e é essa demanda que eles têm atendido.

Estamos vivendo uma era de experimentações, na qual quantidade tem vencido a qualidade. E o futuro é esse, um jornalismo cada vez mais participativo, mas que ainda vai ter que aprender a adequar sua linguagem para os meios sociais sem perder a qualidade e profundidade.

Os offs talvez não existam, daqui alguns anos, e a grande sacada vai ser essa, saber fazer adaptação de uma mídia que possibilita reportagens de peso e que abram espaços para longos e aprofundados diálogos, para uma plataforma que vive de momento.

 

Destaques da Oficina

Após um ano gerando mais de 5 mil reuniões com investidores qualificados e trazendo a possibilidade de fechar bons negócios, a primeira edição da Franchise4U, temporada 2019, será no dia 14 de fevereiro no Hotel Unique, na capital Paulista.

   

Alergoshop vai lançar dois novos produtos da linha Nossos Amores, para bebês e idosos: Água Micelar e Balm Protetor Hidratante, que devem chegar em fevereiro às prateleiras. As fórmulas visam a preocupação com a fragilidade que envolve a derme em diferentes períodos da vida, propondo a prevenção e o cuidado que as peles sensíveis necessitam.

   

A Bolos da Cecília fechou parceria com a Latam para os voos nacionais. Desde o início de dezembro, o bolo de laranja da marca entrou no cardápio da companhia aérea e em março de 2019 dois novos sabores serão oferecidos aos passageiros.

   

Usando a tecnologia em prol dos clientes, a Jamef acaba de lançar o aplicativo Jamef Rastreamento, feito exclusivamente para o cliente consultar o posicionamento de sua encomenda. Já disponíveis para download no Google Play para versão Android dos celulares.

   

O especialista em sustentabilidade Marcus Nakagawa ministrou um curso de férias entre os dia 14 e 18 de janeiro de 2019, na ESPM, em São Paulo. "Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo?" voltado para executivos e profissionais de administração, marketing e publicidade, empreendedores, gestores e mobilizadores sociais, que discutiram, aprenderam e planejaram a união de ações e valores pessoais na profissão.

   

Veja os destaques dos nossos clientes na mídia

Vamos ajudar?

Desde 2006 os consultores da Natura de todo o Brasil contam com um programa de apoio às ações socioambientais e de cidadania: o Movimento Natura. Um canal onde as boas ideias de transformação são valorizadas e impulsionadas, e onde novas conexões são feitas em benefício do bem comum.

Saiba mais

Dicas Oficina

O Google oferece cursos online e gratuitos em diversas áreas como marketing digital, desenvolvimento web, empreendedorismo e produtividade. Tudo isso através de plataformas em português e espanhol, com direito a certificado após o final de cada curso escolhido. Saiba mais

Conteúdo editorial e diagramação: Oficina da Comunicação Integrada © 2019.